terça-feira, 17 de janeiro de 2012

E por falar em máquinas de costura...

Olá,

Hoje passei por aqui pra contar um pouquinho de história!!!


Muitas pessoas queridas que estão por perto já sabem das minhas longas aventuras de muito tempo com a costura... mas pra quem não sabe aí vai...(já que estou sentindo tanta falta da minha singer que está no conserto)

Desde sempre, (isso é porque nem me lembro á partir de quando tomei o gosto pela costura...) ou seja desde bem novinha, sempre me arrisquei entre as linhas e agulhas, me lembro de fazer roupinhas de bonecas com as meias velhas da minha mãe...
Quando fiz 5 anos ganhei de presente no meu aníversário uma caixinha de costura da minha tia Marcília (tia de coração, mas coração mesmo), toda branquinha, e me lembro bem, nela vinham 10 cores de linhas, diversas agulhas, 1 dedal, uma fita métrica e uma pequena tesourinha. Com o meu kit, deixei as minhas Barbie, xuxa e angélica lindas!!! fiz isso por muito tempo...
Vendo todo esse meu interesse pela costura, minha mãe resolveu me fazer uma surpresa, me deu de natal uma máquininha da estrela que costurava de verdade, nossa quanta alegria!!!, mas quando chegou em casa e ligamos, ela não estava funcionando. Fomos imediatamente no Mappin (muito conhecido na época), onde minha mãe comprou  para trocar-mos por uma outra...mas infelizmente era a última, foi um chororo, é claro! voltei pra casa chorando pois tive que trocar pela boneca sarampinho também da estrela.
Muito chateada com  minha decepção, mas conformada, minha mãe contou a históra toda pra tia Marcília por telefone, não me lembro muito bem como foi que aconteceu, só sei que um belo dia a tia Marcília chegou em casa com uma máquina de costura de verdade pra mim, era da elgin, daquelas pretas, portátil e vinha com uma maleta pra guardar (pesaaaaada)...era dela, mas como ela não usava, resolveu me dar... não me lembro nem como explicar tanta felicidade!!!rsss só sei que daí em diante, foi só me aperfeiçoar.
Na minha rua, tinha uma vizinha a Regina, ela era costureira e sempre me dava sacos e sacos de retalhos, como eram bem pequeninos e a minha imaginação era muito grande, para os meus projetos era necessário remendá-los, então eu unia todas aquelas malhas estampadinhas e virava um grande tecido... depois disso ficava horas olhando as roupas para entender como eram feitas... até que um dia fiz um pijama pra mim, mas não era uma simples camisola não, era um conjunto, fiz o short e fiz a regata, e é claro pra combinar ainda fiz a roupa do bingo (um vira lata querido que ainda tinhamos há alguns anos atrás). Minha mãe ficou passada! não entendia como é que eu tinha feito aquilo sozinha sem molde e muito menso sem ter feito curso de costura...rsss (é que ela não sabe nem fazer barra de calça - na máquina- não mão ela sabe...).
E assim foi... por muitos anos costurei na minha elgin antiguinha, mas portátil... já era moderninha...rss. Quando eu tinha mais ou menos uns 16 anos,vi uma bolsa que estava na moda, e eu queria muito uma daquelas...fui então ao shopping ver qual era o preço da bolsa...na época custava R$40,00, achei carissima, mas ao mesmo tempo pensei...ela é muito fácil de fazer, vou comprar tecido e fazer uma igual... Simples assim comprei o tecido, as alças, tintas para tecido e mandei ver... fiz a bolsa em uma hora. Claro no outro dia fui linda pra escola com a minha bolsa chiquérrima feita por mim e igualzinha a do shopping. Causei na escola as meninas ficaram enlouquecidas!!!!
Daí então começei a pegar encomendas, elas me pediam a cor que queriam, o modelo e eu fazia, eu chegava a ganhar uns R$200,00 por mês, na época (1999-2000) era bastante, mas minha elgin só fazia costura reta e eu tinha que pedir pra minha vizinha Cida passar na overlock, eu tinha que pagar pra ela, mas muitas vezes não ficavam prontas quando eu precisava... eis que então minha mãe me deu uma máquina nova uma Singer "Carina", na época era super moderna e como tinha o ponto zigue zague eu mesma dava todo acabamento, vendi horrores, passava o fim de semana todo fazendo bolsas, tinha que secar a tinta das bolsas com o secador pra acelerar a produção...mas com a gente vai crescendo e tendo que arcar com mais responsabilidades e além do mais me formei no ensino médio e não tinha mais pra quem vender...rss acontece. Nessa mesma época já tinha me decidido fazer moda, e como a vontade de criar não parava mudei o tipo de bolsa, que antes eram mais mochilas e pintadas á mão... passei a fazer bolsas com brim e estampas floridas, que por sinal também vendi muito...Arrumei emprego em uma loja de calçados, começei a fazer minha faculdade e não tive mais tempo de fazer minhas bolsas... foram 4 anos me dedicando aos estudos e ao trabalho, saia cedo ia trabalhar, depois direto pra faculdade, depois pra casa, dormia e começava tudo de novo... infelizmente não dava mais tempo, mas pro meu TCC, que era um projeto de uma marca de roupa infantil junto com a amiga gigi, queridíssima, minha carina voltou a funcionar...fizemos um projeto lindo ecológicamente correto, nossa eu queria muito botar pra frente e investir nele...mas criação não era muito a cara da Giovana, ela gosta de produção e acabamos deixando de lado.
Fiquei muito impaciente, com meu espirito empreendedor aflorado, pensando em mil coisas... então eis que me veio a idéia de voltar para os acessórios e colocar a minha carina pra funcionar... então desde 2010, o projeto da Alquemila existe, antes chamada de Camomila, ganhou força e critividade com a nova roupagem.
Hoje estou escrevendo toda essa história só pra dizer o quanto é difícil pra mim ficar um dia que seja longe da minha querida máquina de costura. Nesse fim de semana levei ela para o conserto, vai ficar longe de casa por duas semanas, até trouxe a minha Elgin da casa da minha mãe, mas ela não dá o mesmo resultado... então agora estou no dilema, compro ou não mais uma máquina?! como diz minha sogra "Não dá pra ter só um ferro de passar!"no meu caso é a máquina...rsss



Essa é minha Elgin antiguinha, sei lá... deve ter uns 25 anos...
agora vai virar peça decorativa, mas ainda costura viu!!!

Essa é a Carina que me ajuda já tem 10 anos, firme e forte...rsss em breve de volta ao trabalho... Essa da foto ta em novinha, a minha tem até um adesivinho do ursinho pooh...


Bom é isso, um pouquinho da minha paixão por essas máquinas,  que não me deixam viver sem elas...

Bjocas

Re Alves

Um comentário:

  1. Ownn, que linda história, fiquei até emocionado...
    Volta Carina!
    Hehe... Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir

Peixinhos... dê comida pra eles!!!!