sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dica de leitura: Antes que eu vá...



Resenha 
Hoje uma dica de livro para ler e pensar no que precisamos fazer para mudar o que está ao nosso alcance. Descrições impressionistas, metáforas bem construídas e sensibilidade na dose exata fazem os livros de Lauren causarem sentimentos reais. Antes Que Eu Vá, portanto, já entrou na minha estante com uma responsabilidade enorme: estar a altura dos livros da escritora que eu já havia lido. E sim, Lauren conseguiu me encantar mais uma vez!
Antes Que eu Vá conta a história de Samantha, típica garota popular, com família, amigas e namorado perfeitos. Após uma festa, Sam se envolve em um acidente de carro, o qual causa sua morte. Porém, de maneira inexplicável ela acorda no mesmo dia, tendo a oportunidade de reconstruí-lo, em um ciclo indefinido.
A sinopse desse livro é extremamente simples para a quantidade de reflexões que ele proporciona. Ao tratar da história de Samantha, Lauren insere diversos temas delicados como bullying, transtornos alimentares e drogas, sem soar moralista ou pretensiosa. Não julgando comportamentos, a escritora nos apresenta pessoas complexas, cheias de defeitos e fraquezas, mas extremamente leais e sensíveis. As personagens são, sem dúvida, o grande trunfo do livro, e as relações de amizade, amor e ódio entre elas são muito reais.
A narrativa do livro, embora inicialmente pareça lenta, se torna a cada capítulo mais surpreendente. Seja revelando detalhes sobre o acidente ou explorando cada personagem, o livro possui um ritmo ótimo. Ao longo dos capítulos, Samantha percorre os cinco estágios da perda (Modelo de Kübler-Ross: negação, raiva, negociação, tristeza e aceitação), sendo seus sentimentos tangíveis para o leitor. Essa, inclusive, é uma das melhores habilidades de Lauren: a capacidade de fazer com que nos identifiquemos com as personagens no decorrer da trama, mesmo que isso pareça impossível no início do livro.
Com referências à teoria do caos esse livro ainda nos faz refletir sobre nossas escolhas. Qual o impacto delas? Uma simples escolha poderia mudar todo o resto? A cada nova chance de reviver o dia, Samantha aprende o significado da vida e do amor. E essas lições nos fazem pensar sobre como lidamos com a vida. Deixamos sempre assuntos pendentes, magoamos as pessoas, somos egoístas, porque acreditamos que teremos tempo para acertar tudo. Mas a grande questão é: e se não houver amanhã? Recomendo Antes Que Eu Vá para abrir seus olhos
“Talvez você possa permitir-se esperar. Talvez para você tenha um amanhã (...)Mas para alguns de nos só existe o hoje. E a verdade é, você nunca realmente sabe.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peixinhos... dê comida pra eles!!!!